4131

Pular para o conteúdo
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
Nova Viçosa



Visão Geral


Visão Geral

Bandeira Bandeira do Município
Brasão Brasão do Município
  • Aniversário: 27 de julho
  • Fundação: 27 de julho de 1962
  • Padroeiro (a):Nossa Senhora Imaculada Conceição
  • Gentílio:nova-viçosense
  • Cep: 45920-000
  • População: 0 (estimativa)
  • Prefeito (a): ()
    -

Cultura

A Escola de Capoeira e Ponto de Cultura ArtBahia tem sua base na Comunidade Quilombola do Distrito de Helvécia e seu projeto Arte em Ação .

O “bate-barriga” ou “bate-coxas”, evoluída somente entre mulheres, ao som de viola, tambores e vocal coletivo, com músicas de forte ritmo afro e paradinhas especiais para o estrondoso encontro de coxas a produzir os estalos característicos da dança.

Cultura, dança, canto e ancestralidade de nosso povo para receber com festa todos os que chegam para o Festival da Baleia de Nova Viçosa.

fonte; https://fmnews.com.br/2019/06/13/nova-vicosa-e-seus-movimentos-cultura/#:

População

População estimada

44.170 pessoas

Fonte https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/nova-vicosa.html

Clima

O clima em Nova Viçosa é tropical. Com a pluviosidade significativa ao longo do ano, nem nos meses mais secos ela diminui. Segundo a Köppen-Geiger o clima é classificado como Af. A temperatura média anual em Nova Viçosa é 24.3 °C. Tem uma pluviosidade média anual de 1560 mm.

Fevereiro é o mês mais seco com 78 mm. Com uma média de 191 mm o mês de Novembro é o mês de maior precipitação. Janeiro é o mês mais quente do ano com uma temperatura média de 26.6 °C. A temperatura média em Julho, é de 22.2 °C. Durante o ano é a temperatura média mais baixa.

Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Vi%C3%A7osa#cite_note-25

História

Nova Viçosa fora uma região primitivamente habitada por índios aimorés, em 1720 foi ocupada por colonos provenientes do atual território do município de Mucuri, com a chegada desses colonos foi então fundada a povoação de Campinhos às margens do rio Peruípe. São Domingos Monteiro, o principal fundador do povoado edificou a capela de Nossa Senhora da Conceição de Campinhos, no ano de 1748. O lugar foi elevado ao status de vila em 1798 com o nome de Viçosa, que segundo eles, era devido ao viço da vegetação da região. Em 1911, Viçosa, agora um município é constituído de dois distritos: Viçosa e Colônia Leopoldina (atual distrito de Helvécia). Em janeiro de 1931 o município é anexado ao município de Mucuri, passando a ser um distrito do mesmo. Em dezembro de 1943 o distrito de Viçosa passa a se chamar Marobá, o que muda no ano de 1953, quando o distrito passa a se chamar Nova Viçosa.

Em 27 de julho de 1962 Nova Viçosa se emancipou e tornou-se município desmembrado de Mucuri e Caravelas pela lei estadual nº 1751, da mesma data, agora constituído de 4 distritos: Nova Viçosa (sede), Posto da Mata[6], Argôlo e Helvécia.

fonte; https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Vi%C3%A7osa#cite_note-25

Turismo

As praias são as principais atrações da cidade, são elas: Costa do Atlântico, Lugar Comum, Pau Fincado, Pontal da Barra, Praia do Sabacuí. Há também atrações para quem não é chegado a praia, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Casa de Câmara e Cadeia, Sobrado do Porto datados do século XVIII e a Estação Ferroviária do ano de 1897.

Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Vi%C3%A7osa#cite_note-25

Letra do Hino

Eu amo Nova Viçosa,
Paraíso da Bahia
Nossa terra é dadivosa,
Terra da estrela guia

Lavradores, pescadores
Obreiros da economia
Fruto que colhem os valores
Que a natureza procria

Suas praias são formosas
Enfeitadas de coqueiros
Atrações maravilhosas
Nos abrolhos brasileiros

Nossos campos são cobertos
De cacauais, mamoeiros
Nossos corações são abertos
Felizes o ano inteiro

Os colonos europeus
São parte da nossa história
E os ensinamentos seus
Ficaram em nossa memória

Os índios e os africanos
Estão em nosso passado
Com eles nos irmanamos
E vivemos lado a lado

Refrão x2
Não conhecemos recesso
Lutamos pelo progresso
Do Brasil e da Bahia

Amamos nossa bandeira
Nossa pátria brasileira
Com muito orgulho e alegria

fonte; https://pt.wikisource.org/wiki/Hino_do_munic%C3%ADpio_de_Nova_Vi%C3%A7osa

Áudio do Hino